6 letras

mulheres 2

5 de janeiro: “Marido mata mulher e suicida-se de seguida”

7 de janeiro: “Mulher morre depois de ser espancada pelo cunhado”

11 de janeiro “Idoso mata mulher e cunhada com caçadeira”

31 de janeiro “Mulher morta pelo ex-namorado deixa dois filhos menores”

4 de fevereiro “Sogra esfaqueada até à morte pelo genro”

18 de fevereiro “Mulher morta por ex-marido com vários tiros de caçadeira”

8 de março “Dia da Mulher”

 

  A mulher continua a ter um dia só para ela. Mas todos os outros não o serão também? Não deveria ser necessário precisarmos de um dia por ano para nos lembrarmos da bênção que ela é na vida de um homem. Seja ele marido, pai, filho, amigo ou outro parente qualquer. Bênção. 6 letras. 6 letras que definem a expressão ou o gesto com que se abençoa. Dar a bênção é desejar coisas boas a alguém. E se mesmo depois de todas as histórias que já ouviste, mesmo depois de todas as coisas que já viveste, mesmo depois de todas as provas que a vida já te deu, continuas a não olhar para a mulher como uma bênção na tua vida, basta entenderes o facto de que todo e qualquer ser humano que vive, veio de uma mulher. Interioriza isso.

  Humana. 6 letras que ajudam também a perceber o ser magnifico com que Deus nos presenteou. Como é que um ser que é humano aguenta tanto mal e oferece tanto bem? A história diz-nos que a mulher apenas estava destinada à procriação. O seu papel na sociedade era limitado. Se não servisse para dar à luz, não servia para nada. Foi considerada inferior ao homem durante muito tempo. Mas tal como acontece noutros tipos de discriminação, a mulher não tinha nada de inferior. Era no fundo o medo de que a mulher emancipada fosse colocar em risco o lugar do homem como principal atuante da sociedade. E aos poucos a mulher foi percebendo a importância que tem. Séculos e séculos de luta se passaram, até que ela conseguiu finalmente o direito ao seu lugar. Ao lado do homem.

  Beleza. 6 letras. 6 letras que são muito mais do que uma boa maquilhagem, muito mais do que uma boa aparência, muito mais do que o conceito que a sociedade quer impor. Já ouviram falar em energia? De certeza que já. E se eu disser que é a energia que é bela? Não dá para apagar a verdadeira beleza com nódoas negras. Não dá para matar a verdadeira beleza com tiros de caçadeira. Tampouco dá para ganhares beleza com maquilhagem ou operações plásticas. Eu gostaria que as mulheres entendessem que elas são lindas exatamente por serem mulheres, e não por pesarem 53 kg, por terem os glúteos tonificados ou a cintura fina. Não és mais ou menos linda por causa da cor da tua pele ou por causa do teu peso. És linda por quereres continuar em frente depois de te chamarem gorda ou feia. És linda por conseguires levantar-te depois do primeiro soco, dado por seres pequeninos que têm medo do que podes ser quando não és manietada por eles. És linda quando consegues continuar em frente mesmo depois da sociedade pela qual lutaste, estar todos os dias a lutar contra o direito que tens em ser livre.

Dádiva. 6 letras. 6 letras que poderiam indicar que a mulher foi oferecida ao homem para o completar, como uma dádiva. Discordo. Sempre defendi que cada um de nós nasceu completo. Ninguém precisa de alguém para ser completo. Não há metades da laranja. Não há caras-metades. Todos nascemos com o que precisamos para sermos felizes, e é durante a vida que nos diminuímos. E é dessa dádiva que falo. A mulher ao longo dos tempos alcançou o que sempre foi seu por nascimento. O direito de poder escolher. Foste tu que criaste, como podes ser criada? Se te queres casar, então casa-te. Mas se não queres, não te cases. Se queres ter filhos, muito bem. Se não queres, muito bem na mesma. Se te sentes bem em andar maquilhada o dia todo, é isso mesmo que deves fazer sem qualquer receio de ser chamada de fútil. Mas se não ligas nenhuma a isso e queres estar o mais natural possível sem ter receio que te olhem de lado porque não cuidas de ti, fá-lo. E sorri para os que te olham de lado e abanam a cabeça. A vida deles não lhes chega. Pisca um olho. Porque podes. É esse o poder de ser mulher. É essa a tua dádiva. Poder escolher. Não existes para dar à luz, para cuidar da casa, para trabalhar como secretária, para completar o homem, para ter um corpo magro. Tu existes para poder escolher. E fica sabendo que sempre que te levantas e fazes o que queres, estás a mostrar o dedo do meio à sociedade que te diminui e rotula perpetuamente.

  Tu que sangras, choras, sorris, enfrentas, calas, lutas, mandas, vences, perdes todos os dias. Tu que és guerreira, mãe, esposa, bênção, esperança, fé, abrigo, força, amor todos os dias. E eles dizem que o teu dia é hoje? Se o teu dia fosse só hoje, não serias mulher todos os outros dias.

  O que eu tinha para dizer sobre ti, daria para escrever um livro. Mas apenas 6 letras são suficientes para resumir todas estas palavras.

6 letras. Mulher.

 

Rosdet Nascimento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s